Domingo, 7 de Dezembro de 2008

   Esta sexta-feira senti na pele o que é ser um daqueles sacos de plástico que servem para fazer gelo, sendo que saímos á noite para uma discoteca nos confins de Brno e quando dou por mim estou sozinho neste espaço apavoradamente á procura de alguém que me pudesse orientar de regresso a casa. O certo é que não estava lá ninguém e eu tive de tentar a minha sorte.

   Normalmente a horas tardias e com um certo grau de álcool no sangue tudo nos parece fácil e simples de realizar, então vamos embora que deve ser por ali. Infelizmente não era, nem por alí nem por outro lado qualquer que eu achasse que deveria ser. A minha réstia de consciência momentaneamente dizia-me – pergunta a alguém!, mas porque é que não perguntas a alguém pá? Se calhar chegavas lá mais depressa! (a minha consciência é realmente irónica por vezes!), e assim fiz, com um grande esforço pois queria parecer uma pessoa num estado normal lá perguntei a alguns transeuntes – olhe, desculpe, como é que eu vou daqui para o centro?, - è fácil, vá por ali sempre em frente e chega lá num fósforo!, e eu perguntei – como é que voçê sendo checo conhece a expressão “num fósforo”? E ele disse, - Eu disse num fósforo? Não me lembro. E eu foi-me embora, em menos de 10 minutos estava no centro onde apanhei o 12 e em 20 minutos cheguei a casa. Foram só duas horinhas e meia a gelar, mas a gelar mesmo, as minhas pernas pareciam dois calipos e o meu corpo um epa mas sem a pastilha surpresa.

 

E vocês perguntam-me, e isto faz de mim mais feliz?

Eu respondo, não! Mas foi aquilo que me ocorreu neste momento

Uma coisa que me desperta curiosidade é se vocês realmente lêem estes posts até ao fim, eu confesso-vos que olhando para o tamanho deles a vontade não deve ser muita, no meu caso quando me deparo com posts destes raramente tenho coragem de os ler, e digo pra mim – quem é que teve paciência para escrever um post deste tamanho, que sacana pá, deve pensar que escreve muito!

   Tenho andado entretido com o meu projecto acho que ele esta a começar a parecer bem o que parecia inicialmente uma pedra de calçada parece agora um tijolo de burro o que é uma evolução positiva. Até agora os Erasmus que viram a maquete disseram que sim senhor está porreiro que parece um tijolo de burro mas não está mal, não tenho bem a certeza se eles não queriam dizer antes “parece um tijolo! burro...também o que é que querem, aqui o ritmo de trabalho é um bocado inconstante!

 

   Tou lixado com isto! O problema é que eu defini á partida um tamanho relativamente grande para estes textos e agora estou com dificuldades em torná-lo suficientemente grande para esse efeito.

Tenho que assumir, não me vem mais nada á cabeça, isto aqui de resto tem sido regular, tranquilo

   O que eu posso fazer talvez seja transcrever uma carta que recebi aqui das instalações em que diz que eu tenho de pagar a mensalidade até dia 7 senão pago multa. É assim:

(tá em inglês vou tentar traduzir)

 

AVISO – violação do contrato de acomodação

Querido senhor António,

Enquanto estávamos a ver os papeis descobrimos que tu falhas-te no pagamento da acomodação deste mês, tens lá 3.100CZK pa pagar, portanto vê lá isso ó Portuga.

Vais ter de pagar até dia 7 de Dezembro de 2008 senão nós não temos outra chance e teremos de recorrer ao artigo V do contracto que diz que se não pagas vais para a rua. É claro que mesmo que vás pá rua tens de pagar o que deves seu labrego.

Portanto vê lá isso que nós aqui também precisamos de dinheiro pra comprar o comer.

Os melhores cumprimentos

 

Jana Kalouskóva



publicado por AntonioMarto às 20:52 | link do post | comentar

4 comentários:
De Hugo a 8 de Dezembro de 2008 às 01:38
Tóne, eu... queria escrever algo digno do blog, mas estou com um cabeção... fica pó próximo post...




Marítimo 0 - 6 SL Benfica


De Ricardo Paulino a 10 de Dezembro de 2008 às 13:04
Man ...isso é q é diversão , regra básica de sobrevivência na republica checa...

Ou num qualquer pais do mundo!!

"Nunca perder um gajo qualquer que tenha ido connosco , onde quer que seja, para beber copos!!

Nem que esse gajo seja...sei lá um gajo...tipo o Eng. Viegas, ilustre professor de estruturas ...

Ou até mesmo o anelinhos ilustre director de um curso que nós tão bem conhecemos...

"bem talvez tenhas razao...antes so que mal acompanhado!"

Olha que isto eu aprendi às minhas próprias custas... jony porta-te bem!

E quando for aí lá para Fevereiro, espero que esse projecto seja bem mais, que a famigerada caixa de fósforos a que o Fábio insistia em chamar "Igreja"...


De Nelson... a 1 de Janeiro de 2009 às 08:44
Como ja deves ter descoberto, as baixissimas temperaturas ajudam qualquer "escravo" do estudo em estádo ébrio, pois congelam as moleculas que provocam a desorientação e as moleculas desestabilisadoras (tenho de falar com alguem que ande a tirar um curso qualquer de bioquimica ou parecido a confirmar esta história das moléculas). Sortudo. Encontrares alguem que sabes o significado "num fosforo". da próxima, arranja um GPS, e vais ver que em duas horas, estarás em Munich ou Paris...
Já agora, eclareceme.. Esse "tijolo" que é o teu projecto?!! Cabem lá duas ou tres pesoas?? com camitas e uma cozinha tipo kitchnet? (repara na linguagem estrangeira. Como sou um curioso nato, fui a procura de uma coisita que te poderá ajudar numa próxima oportunidade em que estejas perdido. Encontras uma beldade qualquer (que devem se encontrar por ai debaixo de qualquer pedra)e perguntas com o teu sotaque fluente em checo:

"Pojď do mého domu, nebo tvoje?"


De Alegria a 28 de Julho de 2009 às 16:31
Ai ó Antonio...parto-me a rir com os teus posts! tenho saudades do teu humor ao vivo e da Checa! :(
E não é nada seca ...curto lê-los ate ao fim!

bjs!


Comentar post

mais sobre mim
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

Shparty

De bolso?

O que levamos.

Coisas que acontecem

Com uma sandes mista no b...

Feliz Natal amigo.

Até já

O titulo é este.

Let's party!

O macaco na coluna.

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

links
blogs SAPO
Brno